terça-feira, 5 de maio de 2009

Namoro Virtual

Se os namoros dos nossos jovens já eram preocupantes com esta história dos “ficas” agora então com a moda das LAN HOUSE, ORKUT e MSN, temos ainda mais motivos para nos preocuparmos.
Hoje as Lan houses estão em alta. Com o acesso à internet, onde na maioria das casas os pais não têm condições de possuírem um computador e a juventude é tudo que vê. As lan houses se transformaram em ponto de encontro da garotada.
Visitando alguns orkut da garotada, percebi o quanto a internet tem o seu lado positivo e o seu lado negativo. Com a criação dos programas em especial do orkut e o MSN que estão em seu auge, vejo mais pontos negativos que positivos. Por quê? Nunca se viu tanta facilidade para as pessoas, em especial quero falar dos jovens, terem acesso ao mundo da prostituição, da liberdade de expressão. Na verdade, este assunto já vem me chamando atenção há algum tempo, quando ao ler revistas, noticiários e na própria internet assuntos envolvendo os jovens. Notícias como: “Filho de 08 anos mata sua mãe por ela não lhe ter dado dinheiro para ele ir à lan house” ou “Rapaz morre ao ficar 03 dias diante de um computador em uma lan house”.
Como este assunto está em alta no meio dos jovens, comecei a observar ainda mais o comportamento dos mesmos, e o assunto é: “Menina você viu meu perfil? E aquele gato que adicionei?”.
Indo mais além, comecei a olhar alguns destes perfis e me surpreendi com os niks (apelidos) do tipo, “Paulo o gato”, “Virgem safada”. Isto é só um exemplo porque na verdade, os niks estão recheados de frases pornográficas que não me permitem mencionar neta matéria. Os perfis usados entre os jovens são cheios de insinuações e vulgaridades, claro, salvos alguns casos, mas na maioria são cheios de malícias.
Em uma visita ao orkut, li uma mensagem de uma garota de 12 anos convidando um menino para encontrar-se com ela no portão de sua casa às tantas horas, onde seus pais não iriam estar em casa, pois ela gostaria de saber se ele era “quente” ou não, caso fosse aprovado, teriam outros encontros “mais quentes”, dizia ela. Diante deste exemplo, podemos perceber o nível dos assuntos tratados entre os jovens. Volto a dizer, salvo alguns casos.
O mais preocupante é que na maioria dos casos os pais são sempre os últimos a saberem. É preciso que nós pais, criemos a consciência que nossos filhos são uma “caixinha de surpresas”. Que mesmo achando que os conhecemos, somos surpreendidos com jovens, filhos totalmente diferentes do que pensávamos. Não que nós pais não demos uma boa educação, o problema é que o mundo e a modernidade passam por cima de conceitos e ensinamentos que devastam as cabecinhas de nossos jovens, os transformando em marionetes, e a internet é um livre acesso tanto às coisas boas como para as ruins, e que para nossa tristeza é mais usada para comportamentos errados dos nossos jovens.
Tudo o que aqui está sendo relatado não é uma invenção, é a mais pura realidade de como está o comportamento dos nossos filhos. Por isso pais, tenham mais tempo para os seus filhos. Os orientem ainda mais sobre os valores de dignidade, respeito e a importância de si alto respeitar. Nunca pense que com você isso nunca vai acontecer, pois não estamos livres de sermos surpreendidos com nossos filhos passando noites em lan houses e mentindo, dizendo que está na casa de um amigo, ou nossas filhas fugindo de casa encantada com o seu namorado virtual.
O caso não é para brincadeiras ou descuidos, procurem sempre estar atentos aos passos de seus filhos.
Agora que falar direto para os jovens, em especial aos internautas, aqueles do orkut: Juventude, para serem vistos, não é preciso se expor à vulgaridade, colocando fotos sensuais e niks insinuosos para conquistarem o sexo oposto. Não estou condenando o orkut, mas sim a forma com a qual vocês jovens estão usando-o. Parem e reflitam um pouco: O perfil que coloquei em meu orkut é condizente comigo? Estou sendo verdadeiramente “EU”? Jovem, você não foi feito para ser um expositor, onde só tem vez que mais se expõe. Seja você mesmo. Valorize os seus princípios de educação e respeito que seus pais lhe passaram e lhes passam até hoje.
Namorar para muitos é brincadeira, puro divertimento, ficando um com o outro, “curtindo” a vida. Ilusão. Namorar quer dizer conhecer-se, amadurecimento de sentimentos, troca de afetividade e respeito e não de troca de abraços e beijos sem fundamentos de verdadeiros sentimentos. Não queiram viver namoros imaginário ou virtual, para que amanhã o sofrimento e a decepção não sejam realidades duras de suportá-las. Usem a modernidade como exemplo. Usem a internet para a sua edificação pessoal e profissional e não para a sua destruição de caráter moral.
Lembrem-se: Além de um mundo virtual, existe um mundo real que você precisa conhecer. Que tal conhecer melhor a sua família. Conhecer seu verdadeiro amigo, JESUS.

Edvânia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário