segunda-feira, 18 de maio de 2009

Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Posso dizer que isto vem se cumprindo em minha vida e na vida de muitos que desejam se abrir à graça do Espírito Santo nas famílias. Tem que começar por alguém, e Deus escolheu você que está lendo agora para ser o canal da graça para sua casa.Em um retiro com os crismandos do EJC Neves, em 2007, comprovamos que a grande meta do inimigo de Deus é destruir as famílias, pois, 90% dos que ali estavam tinham sérios problemas com os seus. E perguntava-me por que? E Deus em sua infinita misericórdia, nos alerta. Pois, assim como Jesus desejou nascer num seio de uma família, Ele deseja que o amor nasça nos corações das famílias, e o encardido como diria o “santo” Pe. Léo, não quer deixar, pois a meta dele é que não conheçamos Jesus. São irmãos sem se falar, pais alcoólatras, separações (nem se comenta) constantes, traições, perseguições, e tantas outras situações.Precisamos nos unir urgentemente em oração pelas famílias para que não aconteça o que aconteceu com os meus pais, e vem acontecendo com os pais de muitos jovens, que com isto não conseguem ter referência, e muito menos o estímulo para formar uma família.Quantos estão dizendo e cantando por aí: “Se casamento fosse bom, não precisava testemunha...”;“casamento não, casamento não, casamento nã nã nim nã nim na não”; “vou deixar a casa e morar num...”, e são assim que estão sendo formados nossos jovens. E nós, o que estamos fazendo? Onde estamos evangelizando? Será que nossa casa não precisa de nossa presença?
O profeta Josué que proclamou “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” foi muito feliz, pois por esta Palavra tenho visto verdadeiros prodígios no seio de minha família. Ver minha mãe voltar a comungar depois de 28 anos, meu irmão se separar da esposa pedir perdão e voltar para o seio de sua casa, e receber o sacramento do crisma consciente de sua missão como pai e esposo. É certo que Deus ainda não completou a obra, faltam alguns, mas Senhor, eu creio, adoro e espero, e peço perdão pelos que não crêem, não adoram e não esperam em Ti.Vamos viver o que São Paulo nos disse: “Não pretendo dizer que já alcancei a meta, mas prescindindo-me do passado, me lanço ao que resta pela frente.” (Fl 3, 12a.13b).Deus nos guarde, e creiamos, você e sua casa servirão ao Senhor!

Com carinho,
Raoni Mendes

terça-feira, 5 de maio de 2009

Namoro Virtual

Se os namoros dos nossos jovens já eram preocupantes com esta história dos “ficas” agora então com a moda das LAN HOUSE, ORKUT e MSN, temos ainda mais motivos para nos preocuparmos.
Hoje as Lan houses estão em alta. Com o acesso à internet, onde na maioria das casas os pais não têm condições de possuírem um computador e a juventude é tudo que vê. As lan houses se transformaram em ponto de encontro da garotada.
Visitando alguns orkut da garotada, percebi o quanto a internet tem o seu lado positivo e o seu lado negativo. Com a criação dos programas em especial do orkut e o MSN que estão em seu auge, vejo mais pontos negativos que positivos. Por quê? Nunca se viu tanta facilidade para as pessoas, em especial quero falar dos jovens, terem acesso ao mundo da prostituição, da liberdade de expressão. Na verdade, este assunto já vem me chamando atenção há algum tempo, quando ao ler revistas, noticiários e na própria internet assuntos envolvendo os jovens. Notícias como: “Filho de 08 anos mata sua mãe por ela não lhe ter dado dinheiro para ele ir à lan house” ou “Rapaz morre ao ficar 03 dias diante de um computador em uma lan house”.
Como este assunto está em alta no meio dos jovens, comecei a observar ainda mais o comportamento dos mesmos, e o assunto é: “Menina você viu meu perfil? E aquele gato que adicionei?”.
Indo mais além, comecei a olhar alguns destes perfis e me surpreendi com os niks (apelidos) do tipo, “Paulo o gato”, “Virgem safada”. Isto é só um exemplo porque na verdade, os niks estão recheados de frases pornográficas que não me permitem mencionar neta matéria. Os perfis usados entre os jovens são cheios de insinuações e vulgaridades, claro, salvos alguns casos, mas na maioria são cheios de malícias.
Em uma visita ao orkut, li uma mensagem de uma garota de 12 anos convidando um menino para encontrar-se com ela no portão de sua casa às tantas horas, onde seus pais não iriam estar em casa, pois ela gostaria de saber se ele era “quente” ou não, caso fosse aprovado, teriam outros encontros “mais quentes”, dizia ela. Diante deste exemplo, podemos perceber o nível dos assuntos tratados entre os jovens. Volto a dizer, salvo alguns casos.
O mais preocupante é que na maioria dos casos os pais são sempre os últimos a saberem. É preciso que nós pais, criemos a consciência que nossos filhos são uma “caixinha de surpresas”. Que mesmo achando que os conhecemos, somos surpreendidos com jovens, filhos totalmente diferentes do que pensávamos. Não que nós pais não demos uma boa educação, o problema é que o mundo e a modernidade passam por cima de conceitos e ensinamentos que devastam as cabecinhas de nossos jovens, os transformando em marionetes, e a internet é um livre acesso tanto às coisas boas como para as ruins, e que para nossa tristeza é mais usada para comportamentos errados dos nossos jovens.
Tudo o que aqui está sendo relatado não é uma invenção, é a mais pura realidade de como está o comportamento dos nossos filhos. Por isso pais, tenham mais tempo para os seus filhos. Os orientem ainda mais sobre os valores de dignidade, respeito e a importância de si alto respeitar. Nunca pense que com você isso nunca vai acontecer, pois não estamos livres de sermos surpreendidos com nossos filhos passando noites em lan houses e mentindo, dizendo que está na casa de um amigo, ou nossas filhas fugindo de casa encantada com o seu namorado virtual.
O caso não é para brincadeiras ou descuidos, procurem sempre estar atentos aos passos de seus filhos.
Agora que falar direto para os jovens, em especial aos internautas, aqueles do orkut: Juventude, para serem vistos, não é preciso se expor à vulgaridade, colocando fotos sensuais e niks insinuosos para conquistarem o sexo oposto. Não estou condenando o orkut, mas sim a forma com a qual vocês jovens estão usando-o. Parem e reflitam um pouco: O perfil que coloquei em meu orkut é condizente comigo? Estou sendo verdadeiramente “EU”? Jovem, você não foi feito para ser um expositor, onde só tem vez que mais se expõe. Seja você mesmo. Valorize os seus princípios de educação e respeito que seus pais lhe passaram e lhes passam até hoje.
Namorar para muitos é brincadeira, puro divertimento, ficando um com o outro, “curtindo” a vida. Ilusão. Namorar quer dizer conhecer-se, amadurecimento de sentimentos, troca de afetividade e respeito e não de troca de abraços e beijos sem fundamentos de verdadeiros sentimentos. Não queiram viver namoros imaginário ou virtual, para que amanhã o sofrimento e a decepção não sejam realidades duras de suportá-las. Usem a modernidade como exemplo. Usem a internet para a sua edificação pessoal e profissional e não para a sua destruição de caráter moral.
Lembrem-se: Além de um mundo virtual, existe um mundo real que você precisa conhecer. Que tal conhecer melhor a sua família. Conhecer seu verdadeiro amigo, JESUS.

Edvânia Gonçalves

Deus e os absurdos do mundo

Deus e os absurdos do mundo

Jogar a culpa de nossas desgraças nas costas de Deus é muito simples.
Não temos o direito de pedir a Deus que faça um círculo ser quadrado. Como sabemos, as regras da vida precisam ser consideradas. Se compreendermos essas regras, certamente vamos alcançar uma fé madura e crescer como pessoas responsáveis. A psicologia nos ensina que um dos elementos que acenam para a maturidade da pessoa é justamente sua capacidade de assumir as responsabilidades e responder pelos erros. O nosso jeito de praticar a religião nem sempre é maduro, isso porque muito facilmente acreditamos que Deus resolverá todos os nossos problemas. Insistimos em acreditar que Ele nos livrara de todas as consequências de nossas escolhas erradas, e que uma vida em Deus é uma vida sem problemas. Engano! Quanto mais crescemos em Deus, maior é a necessidade que temos de purificar os nossos excessos. Esses excessos se dão em todos os detalhes de nossa personalidade, desde as nossas compreensões mais simples até mesmo às compreensões mais elaboradas. O jeito como reagimos diante de uma determinada situação depõe contra ou a favor do que consideramos como maduro em nós. A maneira como interpretamos as coisas ruins que nos acontecem é um modo interessante de medir o nosso grau de maturidade. Um exemplo simples: um rapaz embriagado atropelou uma menina de seis anos no centro de uma cidade no interior da Bahia. Para se livrar da responsabilidade do acontecido, o jovem recorreu ao absurdo de dizer que estava possuído pelo diabo, e que por isso a matou. Ao utilizar-se de um argumento como esse, o rapaz demonstrou ser realmente vítima de uma única possessão: a ignorância. Ao culpar o demônio pelo absurdo de suas displicências, o rapaz tenta se eximir de forma imatura e vergonhosa da responsabilidade de pagar pelo crime cometido. A maturidade também se expressa no que pedimos. Outro exemplo simples: uma pessoa fumou a vida inteira, nunca se esmerou por lutar para deixar o vício, e, num determinado momento, descobre que tem câncer. Então se coloca a pedir a Deus um milagre. É justo? A doença não nasceu das escolhas que fez? Tenho o direito de colher o que na verdade não plantei? Acho pouco provável. O milagre é realizado a quatro mãos. Mãos de Deus e mãos humanas. O que deixo de fazer ou o que negligencio agora poderá comprometer o bem a que Deus já me destinou. O Senhor não quer as tragédias do mundo. As tragédias humanas são construídas aos poucos por nós mesmos. É preciso maturidade para assumir. Jogar a culpa de nossas desgraças nas costas de Deus é muito simples. Assim ficamos eximidos de qualquer responsabilidade ou comprometimento. Grandes acidentes acontecem com pequenos descuidos. Ao dizer que nem mesmo um fio de cabelo cai de nossa cabeça sem que o Pai do céu permita, Jesus não se refere a acidentes absurdos. A permissão de Deus está sempre conectada à natureza de Sua bondade. Deus é bom. Não há variações em Sua vontade. O Seu querer para a vida humana é sempre a vida, e vida em abundancia. De Deus não nascem tragédias. Os acontecimentos trágicos do mundo não são frutos de permissões divinas, mas sim, de deliberações de nossa vontade.



(Trecho extraído do livro "Quando o sofrimento bater à sua porta")
Padre Fábio de Melo

Fonte: www.cancaonova.com